As doenças mais comuns do inverno e como preveni-las

No inverno os casos de doenças causadas por vírus e bactérias aumentam drasticamente.

Como as pessoas costumam se concentrar em lugares mais fechados, isso acaba promovendo a propagação destas enfermidades.

 

Abaixo separamos uma lista com as principais delas, como elas surgem, seus sintomas e como evitar que elas te deixem de cama neste inverno.

 

Resfriado

Apesar de ser comumente chamado de gripe, o resfriado é uma doença diferente e com sintomas mais brandos, que incluem coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta. Geralmente dura de quatro a cinco dias, podendo se prolongar, em alguns casos, por até duas semanas.

 

O tratamento dos resfriados é feito com analgésicos e antitérmicos com o objetivo de aliviar os sintomas. Para prevenir-se, é aconselhável lavar bem as mãos e o nariz, além de manter uma alimentação saudável e fazer exercícios para manter o sistema imunológico forte.

 

Gripe

A gripe é causada pelo vírus Influenza e, além dos sintomas do resfriado, apresenta também febre alta e abrupta, dores no corpo e fadiga. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.

 

A prevenção é feita através da boa limpeza de mãos e nariz, manter uma boa alimentação e rotina de exercícios, além de tomar a vacina anual. Se não for diagnosticada e tratada adequadamente, a gripe pode evoluir para um quadro de pneumonia.

 

Pneumonia

É uma infecção aguda dos pulmões, que pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias. Geralmente surge após uma gripe ou crise de bronquite forte. O seu tratamento se dá através de antibióticos.

 

Para prevenir-se é importante lavar bem as mãos e nariz, não fumar, manter uma alimentação saudável e exercícios, além de tratar corretamente outras doenças para que evitem se transformar em pneumonia.

 

Alergias

Nesta época do ano são comuns reações do organismo causadas por pelos de animais, mofo, poeira e etc. As alergias podem causar inúmeros sintomas, como espirro, coceira e tosse.

 

Cada tipo de alergia tem um tratamento específico. Mas, no geral, para evitar este tipo de doença é aconselhável manter os ambientes ventilados, limpos e evitar o contato com as substâncias que podem causar alergia.

 

Rinite

Esta é uma das doenças mais comuns do inverno. É causada por uma irritação ou inflamação da mucosa do nariz. Ela causa espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.

 

Seu tratamento é feito com medicamentos e vacinas antialérgicas. Para prevenir-se, é aconselhável manter o ambiente sempre limpo e arejado.

 

Sinusite

Esta doença é causada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias que inflamam os seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz, causando dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.

 

O tratamento pode ser feito com corticoides, descongestionantes e antibióticos no caso de infecção bacteriana. Uma  das formas de prevenção é usar descongestionante nasal por um curto período, quando há coriza, além de limpar bem as mãos e nariz, evitar lugares fechados, sujos e úmidos, que podem desencadear alergias e piorar os sintomas de sinusite.

 

Como se proteger contra todas as doenças de inverno?

Como você pode notar, a grande maioria dessas doenças que se proliferam no inverno, acontecem porque mantemos os ambientes muito fechados e não fazemos uma boa higiene das mãos e nariz.

 

Portanto, para se proteger, primeiramente mantenha uma alimentação saudável e rotina de exercícios para fortalecer seu sistema imunológico. Não esqueça de evitar muitas aglomerações e lugares fechados, úmidos, com mofo e etc.

 

E, por fim, não deixe de visitar seu médico ao sentir qualquer sintoma, evitando que as doenças se tornem ainda mais graves.

Mais do nosso blog

TUBARÃO/SC (Matriz)

Rua Altamiro Guimarães, 393 - Centro - Tubarao - 88701-300 - Santa Catarina - (48) 3632.0000

TUBARÃO (Filial)

Rua Vidal Ramos, 319 - Centro - Tubarão - 88701-160 - Santa Catarina - (48) 3632.0055

LAGUNA (Filial)

Avenida Colombo Machado Sálles, 139 - Centro - Laguna - Santa Catarina - (48) 3646.0005

Central de Atendimento

(48) 3632-0000

Tubarao: segunda à sexta, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h
Laguna: segunda à sexta, das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 18:00h

(48) 9.8818-0011

/vidacotidiana

/vidacotidianatb

atendimento@vidacotidiana.com.br

Vida Cotidiana - CNPJ 13.265.106-0001/69 - Todos os direitos reservados - 2018