#JaneiroBranco | Você sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

🤔 A dúvida é muito comum, principalmente para pessoas que estão começando a sofrer os sintomas que os profissionais tratam. Para diferenciar e ajudar você a procurar o especialista ideal nesse #JaneiroBranco, a Vida Cotidiana traz algumas informações para você conseguir diferenciá-los.
.
🧠 O psicólogo gradua-se em Psicologia, estudando alguns aspectos da saúde física, mas se aprofundando nos aspectos da mente e no funcionamento psíquico, que abrange tanto o campo emocional, como comportamentos, relações interpessoais, entre outros.
.
💔 O psicólogo deve ser procurado principalmente quando as queixas estão vinculadas a problemas emocionais, como por exemplo:
.
– perdas;
– traumas recentes ou do passado;
– sensação de paralisia para tomada de decisões;
– conflitos;
– dificuldades nos relacionamentos interpessoais.
.
👩🏻‍⚕️ O psiquiatra é médico e, após concluir a graduação de medicina, realiza sua residência em psiquiatria, tendo repertório para avaliar a saúde física como um todo, grau e intensidade de sintomas, realizando diagnósticos e estando apto a prescrever medicamentos ou fornecer atestados de afastamento, caso acredite ser necessário para a melhora do caso clínico que o paciente apresenta. 💊
.
O médico psiquiatra deve ser procurado inicialmente quando as queixas estão vinculadas principalmente a sintomas físicos tais como:
.
– taquicardia, sudorese, preocupação excessiva;
– perturbações no sono;
– choro recorrente, baixa autoestima, fadiga, desmotivação;
– sentimento de vazio, pensamentos suicidas;
– alterações na alimentação;
– alucinações;
– delírios ou labilidade emocional.
.
Agora você consegue diferenciar melhor? Se você conseguiu identificar que precisa de algum desses especialistas, entre em contato conosco ou acesse a nossa rede de credenciados no nosso site (link na bio), e não perca tempo de agendar a sua consulta.
.
Deixa a gente cuidar de você?
📲 (48) 98818.0011 (WhatsApp)
☎️ (48) 3632.0000