Autismo

O que é e como identificar

O autismo vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e na sociedade. Alguns estudos estimam que 1 em casa 160 crianças apresentando algum transtorno do espectro autista (TEA). Aliás, nas últimas décadas os registros de casos desse transtorno vêm aumentando significativamente e boa parte disso se dá por conta do entendimento maior do assunto, da cobertura feita pela mídia e a conscientização da sociedade.

 

O que é o autismo?

 

O autismo é considerado um transtorno global do desenvolvimento, marcado por 3 características básicas:

 

  • Inabilidade para interagir socialmente;
  • Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

 

Inicialmente os profissionais consideravam que este transtorno era o resultado de um ambiente familiar tóxico e condições psicológicas alteradas, no entanto, com a evolução das pesquisas, pode-se notar que existem diversas causas para o autismo, inclusive fatores biológicos e genéticos.

 

O autismo pode aparecer em qualquer pessoa, de qualquer raça, lugar ou condição social, porém acomete mais os meninos do que meninas. O grau de comprometimento é de intensidade variável. Pode ir de quadros mais leves, como a síndrome de Asperger, onde a fala e a inteligência não sofrem alterações, até quadros mais graves onde o portador pode apresentar comportamento agressivo, retardo mental e incapacidade de manter qualquer tipo de contato interpessoal.

 

Sintomas do Autismo

 

Os sintomas do autismo podem aparecer logo nos primeiros meses de vida, no entanto ainda não são facilmente identificáveis, sendo comum ficarem mais evidentes pouco antes da criança completar 3 anos.

 

De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos:

 

  • Ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
  • O portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
  • Domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.

 

Na vida adulta as manifestações do autismo dependem de como o portador lidou com esse transtorno quando criança, podendo haver um melhor aprendizado das regras sociais e até o desenvolvimento de comportamentos que favorecem sua adaptação e auto-suficiência.

 

Tratamento

 

Infelizmente ainda não há uma cura para os transtornos do espectro autista e aos poucos vão surgindo novas informações que podem ajudar no tratamento.

 

Em alguns casos podem ser prescritos remédios, porém são geralmente receitados quando há alguma doença paralela, como depressão ou agressividade.

 

O tratamento deste transtorno precisa ser multidisciplinar, englobando médicos, fonoaudiólogos, físioterapeutas, psicólogos e pedagogos. Em resumo, tudo isso visa incentivar o indivíduo a realizar, sozinho, tarefas como se vestir, escovar os dentes e comer.

 

É importante ressaltar que quanto antes for feito o diagnóstico, mais fácil pode ser o tratamento e os sintomas podem diminuir ao longo da vida adulta, tornando o convívio social muito mais agradável.

 

Portanto, se você tem alguma suspeita de que seu filho possa ter algum transtorno do espectro autista, busque um médico o quanto antes. O autismo é tratável e cabe aos pais darem a chance de que seu filho possa ter um tratamento adequado para que sua vida possa ser o mais saudável possível.

 

 

 

Mais do nosso blog

TUBARÃO / SC (Matriz)

Rua Altamiro Guimarães, 393 - Centro, Tubarão - SC, 88701-300

TUBARÃO / SC (Unidade)

Avenida Marcolino Martins Cabral, 1938 - Vila Moema, Tubarão - SC, 88705-000

LAGUNA / SC (Unidade)

Avenida Colombo Machado Sálless, 139 - Centro, Laguna - SC, 88790-000

JAGUARUNA / SC (Unidade)

Avenida Duque de Caxias, 71 - Sala 01 - Centro, Jaguaruna - SC, 88715-000

Central de Atendimento

(48) 3632-0000

Tubarao: Segunda à sexta-feira, das 08h ás 18h *Sem fechar meio-dia*
Laguna: Segunda à sexta-feira, das 08h30min ás 12h e das 13h30min às 18h
Jaguaruna: Segunda à sexta-feira, das 08h30min ás 12h e das 13h30min às 18h
Todas Unidades: Sábado, das 08h às 12h

(48) 9.8818-0011

atendimento@vidacotidiana.com.br

/vidacotidiana

/vidacotidianatb

Vida Cotidiana - CNPJ 13.265.106-0001/69 - Todos os direitos reservados - 2018