Perguntas e respostas sobre gripe e vacinação

A partir do dia 10 de abril começa oficialmente a campanha nacional de vacinação contra a gripe neste ano de 2019. Dados do Ministério da Saúde mostraram que em 2018, foram registrados 6.678 casos de influenza em todo o país, com 1.370 óbitos. A taxa de mortalidade por influenza no Brasil está em 0,66 por 100 mil habitantes. Apesar de parecer inofensivo e comum, o vírus da gripe pode levar a morte e, portanto, é extremamente importante que a população seja vacinada. A seguir, elencamos algumas dúvidas comuns e o que você precisa saber para manter sua saúde em dia.

 

Todos podem tomar vacina?

 

Sim. Todos podem (e devem) tomar a vacina contra a gripe. Ela só é contraindicada em quem tem alguma sensibilidade aos componentes do imunizante.

Pessoas que fizeram transplante, pessoas com pressão alta, pessoas com diabetes e outras condições, aqueles que passaram por cirurgia recente e até aqueles que tomaram uma outra vacina também podem se vacinar normalmente.

 

 

É verdade que quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina?

 

Aqueles que tem alergia grave a ovo podem tomar a vacina, sim. Porém, devem fazer isso em um centro de imunização especializado, para se prevenir de qualquer problema.

 

 

Quem tem prioridade e direito a vacina gratuita no SUS?

 

O Ministério da Saúde disponibiliza doses da vacina no SUS para os grupos prioritários, que têm fator de risco associado caso adoeçam. Fazem parte desses grupos: crianças de seis meses a cinco anos; adultos a partir dos 60 anos; portadores de doenças crônicas pulmonares, cardíacas ou metabólicas e com alterações de imunidade; gestantes; indígenas; profissionais de saúde; e professores.

 

 

Quem tomou a vacina no ano anterior precisa tomar novamente este ano?

 

Como o vírus da gripe é altamente mutável, deve-se tomar a vacina todos os anos, para garantir que o sistema continue imune a qualquer nova variação deste patógeno. Além disso, a duração da imunização no corpo humano dura apenas de 10 a 12 meses, por isso há a necessidade de repetição anual.

 

 

Contra quais vírus a vacina protege?

 

A vacina disponível na rede pública é a trivalente, que protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e influenza B. Há também em clínicas particulares a tetravalente, que protege contra todos os vírus citados anteriormente e mais um tipo de influenza B.

 

 

A vacina da gripe causa alguma reação?

 

A vacina não causa reações, pois o vírus presente nela está morto. O que pode acontecer é uma reação do próprio sistema imunológico, que se prepara para lutar contra a vacina e se tornar imune.

A reação mais comum é a dor na região em que a vacina foi aplicada. Em alguns casos há a possibilidade de um pouco de febre e mal-estar geral, também em consequência de reações do sistema imune.

Em situações muito raras é possível que ocorra reações alérgicas, como a vermelhidão na pele, lábios inchados e a língua mais grossa.

 

 

Posso pegar gripe depois de tomar a vacina?

 

A chance de pegar gripe é quase nula, já que você estará imunizado contra os principais tipos do vírus. O que pode acontecer (em casos muito raros) é ser infectado por uma versão totalmente nova do vírus que não estava presente na vacina.

O que geralmente acontece é que as pessoas acabam pegando resfriados, que são muito comuns no outono e inverno e tem sintomas parecidos com a gripe e, portanto, acabam acreditando que ficaram gripadas por conta da vacina.

No entanto isso é improvável e a vacina é, sem dúvidas, o meio mais seguro e prático de se manter bem e livre da gripe.

 

Mais do nosso blog

TUBARÃO / SC (Matriz)

Rua Altamiro Guimarães, 393 - Centro, Tubarão - SC, 88701-300

TUBARÃO / SC (Unidade)

Avenida Marcolino Martins Cabral, 1938 - Vila Moema, Tubarão - SC, 88705-000

LAGUNA / SC (Unidade)

Avenida Colombo Machado Sálless, 139 - Centro, Laguna - SC, 88790-000

JAGUARUNA / SC (Unidade)

Avenida Duque de Caxias, 71 - Sala 01 - Centro, Jaguaruna - SC, 88715-000

Central de Atendimento

(48) 3632-0000

Tubarao: Segunda à sexta-feira, das 08h ás 18h *Sem fechar meio-dia*
Laguna: Segunda à sexta-feira, das 08h30min ás 12h e das 13h30min às 18h
Jaguaruna: Segunda à sexta-feira, das 08h30min ás 12h e das 13h30min às 18h
Todas Unidades: Sábado, das 08h às 12h

(48) 9.8818-0011

atendimento@vidacotidiana.com.br

/vidacotidiana

/vidacotidianatb

Vida Cotidiana - CNPJ 13.265.106-0001/69 - Todos os direitos reservados - 2018