Setembro Amarelo

Mês de prevenção ao suicídio

A importância de falar sobre suicídio

 

 

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A partir desta ideia, desde 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), celebram o setembro amarelo: um mês inteiro para lembrar e promover ações que previnam o suicídio e seus problemas relacionados.

 

 

Dados preocupantes sobre o suicídio

 

 

Alguns dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram números preocupantes, que revelam um problema global. O suicídio é considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, perdendo apenas para as mortes no trânsito.

São aproximadamente 800 mil pessoas ao redor do globo morrendo por atentarem contra a própria vida todos os anos. Isso significa uma morte a cada 40 segundos! No Brasil, são 32 pessoas cometendo suicídio todos os dias.

A maioria dos casos de suicídio acontece em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, o que evidencia o fato de que a baixa escolaridade, falta de acesso à cultura e lazer, violência e problemas econômicos acabam dificultando ainda mais o enfrentamento desta condição.

E quem sofre não é apenas quem se suicida. Aproximadamente 6 pessoas são impactadas diretamente com esse tipo de morte. A família, amigos, aqueles que ficam, acabam sentindo um vazio, culpa e tem muita dificuldade em lidar com essa situação.

 

 

Quais os “gatilhos” para um suicídio

 

 

Existem alguns fatores de risco e gatilhos que podem culminar em um suicídio. Ao conhecer melhor eles, fica mais fácil conseguir identificar algum comportamento suspeito.

Estima-se que mais de 96% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Ou seja, muitas vezes possuíam um fator de risco que poderia ser identificado por seus familiares e amigos e que poderia ter sido evitado, caso houvesse um acompanhamento mais adequado.

 

 

Outros fatores que devem ser levados em conta:

  • Predisposição genética,
  • Fatores bioquímicos relacionados ao metabolismo,
  • Traços de personalidade,
  • Condições de saúde limitantes,
  • Consumo abusivo de álcool e drogas,
  • Perda de emprego ou problemas financeiros,
  • Términos de relacionamentos,
  • Traumas ou abusos sofridos durante a infância,
  • Conflitos de identidade sexual,
  • Perdas recentes.

 

 

O que fazer para prevenir o suicídio?

 

 

A prevenção ao suicídio precisa começar primeiro por um aspecto cultural e educacional, fazendo com que todas as pessoas entendam que esse tipo de comportamento existe e pode acontecer com qualquer pessoa.

A informação é uma das maiores armas contra o suicídio. Desta forma, todos podem cuidar uns dos outros e identificar comportamentos suspeitos que podem levar a uma atitude extrema e, assim, tomar medidas para impedir esse tipo de ação.

Outro ponto importante é o tratamento de problemas mentais. A grande maioria dos suicidas tem algum tipo de transtorno de humor, de personalidade, neuroses, doenças neurológicas ou são dependentes químicos.

Por isso, é extremamente importante que o tratamento dessas condições seja incentivado. Segundo a OMS a depressão será a doença mais impactante no mundo até 2020. Esse é um dado alarmante, que deve nos deixar atento, pois este tipo de doença é um grande estopim para um comportamento suicida.

Portanto, se você, algum familiar ou amigo apresenta algum tipo de sintoma ou fator de risco, não hesite em procurar ajuda. Converse com pessoas de confiança e, procure um psicólogo ou psiquiatra o mais rápido possível.

Aproveite e acesse o site da campanha setembro amarelo. Lá você encontra mais informações e formas de obter ajuda. Vamos juntos lutar para acabar com este estigma e salvar vidas!

Mais do nosso blog

TUBARÃO / SC (Matriz)

Rua Altamiro Guimarães, 393 - Centro, Tubarão - SC, 88701-300

TUBARÃO / SC (Unidade)

Avenida Marcolino Martins Cabral, 1938 - Vila Moema, Tubarão - SC, 88705-000

LAGUNA / SC (Unidade)

Avenida Colombo Machado Sálless, 139 - Centro, Laguna - SC, 88790-000

JAGUARUNA / SC (Unidade)

Avenida Duque de Caxias, 71 - Sala 01 - Centro, Jaguaruna - SC, 88715-000

Central de Atendimento

(48) 3632-0000

Tubarao: Segunda à sexta-feira, das 08h ás 18h *Sem fechar meio-dia*
Laguna: Segunda à sexta-feira, das 08h30min ás 12h e das 13h30min às 18h
Jaguaruna: Segunda à sexta-feira, das 08h30min ás 12h e das 13h30min às 18h
Todas Unidades: Sábado, das 08h às 12h

(48) 9.8818-0011

atendimento@vidacotidiana.com.br

/vidacotidiana

/vidacotidianatb

Vida Cotidiana - CNPJ 13.265.106-0001/69 - Todos os direitos reservados - 2018