3 Problemas gástricos comuns que podem indicar uma doença mais grave

Todos nós, vez ou outra, já sentimos aquela azia, ou fomos acometidos por uma diarreia. Alguns problemas gástricos são bem comuns em nossas vidas. Muitas pessoas já nem se preocupam tanto, tratam com chás ou tem sempre algum remedinho especial em casa pra quando bate aquele mal estar.

Porém, alguns problemas gástricos que parecem ser inofensivos podem ser sinais de algo um pouco mais complicado, caso tenham sintomas mais intensos ou constantes.

Por isso, se você tem alguns dos problemas a seguir, fique atento e, se possível, procure um médico o mais rápido possível para garantir que sua saúde não seja afetada.

 

Azia

Se você costuma sentir azia frequentemente e esse desconforto parece estar relacionado com a sua alimentação, pode ser sinal de algum problema gástrico. Caso você tenha perda súbita de peso ou ainda a presença de sangue nas fezes, é bom procurar um médico.

Estes podem ser sintomas de um refluxo gastroesofágico, uma doença digestiva caracterizada pela irritação na mucosa do tubo alimentar causada pelo ácido do estômago ou pela bile que voltam pelo esôfago.

Sentir azia de vez em quando pode ser aceitável. Mas se isso está virando uma rotina, procure um médico e não faça uso indiscriminado de remédios sem receita. Eles podem agravar ainda mais a sua situação.

 

Gases e Inchaço

Depois daquela feijoada de domingo, sempre dá aquele inchaço e os gases começam a fazer efeito. Mas se isso começar a ser um problema constante, pode indicar doenças intestinais mais sérias.

Se estes problemas ocorrem com uma frequência alta e estão associados a dor de barriga, perda de peso, diarreia crônica, hiporexia (diminuição da fome), anemia, febre ou sangramentos, acenda o alerta e procure seu médico de confiança.

Estes sintomas podem indicar doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável ou colite, uma reação inflamatória no cólon, geralmente autoimune ou infecciosa.

 

Diarreia

Geralmente a diarreia é um desconforto gastrointestinal que aparece logo após uma contaminação por bactérias. Porém, se este quadro dura mais de quatro dias e está acompanhado de febre, vômitos ou fezes de coloração muito escura, pode ser sinal de síndrome do intestino irritável, problemas de tireoide, lesão no cólon, doença de Crohn, intolerância alimentar ou até mesmo câncer.

 

Como tratar problemas gástricos?

Se você apresenta qualquer um dos sintomas anteriores, principalmente aqueles que são recorrentes e não se curam rapidamente, é necessário que busque ajuda de um médico.

Esqueça as receitas caseiras, chás ou aqueles remédios que parecem ser milagrosos. Eles podem agravar ainda mais o seu quadro.

O primeiro passo é procurar um médico especializado nesta área, como um gastroenterologista e, se possível, melhorar a sua rotina e seus hábitos alimentares. Comer frutas, verduras e alimentos menos industrializados podem fazer uma grande diferença e evitar diversos problemas gástricos.

É importante lembrar que a maioria das doenças do trato intestinal costumam apresentar sintomas antes de se agravarem. No entanto, é importante que você não demore muito tempo até buscar a ajuda de um médico e fazer exames para identificar se há algum problema maior.

Lembre-se que a prevenção é sempre mais simples, rápida e barata!

Mais do nosso blog

TUBARÃO / SC (Matriz)

Rua Altamiro Guimarães, 393 - Centro, Tubarão - SC, 88701-300

TUBARÃO / SC (Unidade)

Avenida Marcolino Martins Cabral, 1938 - Vila Moema, Tubarão - SC, 88705-000

LAGUNA / SC (Unidade)

Avenida Colombo Machado Sálless, 139 - Centro, Laguna - SC, 88790-000

JAGUARUNA / SC (Unidade)

Avenida Duque de Caxias, 71 - Sala 01 - Centro, Jaguaruna - SC, 88715-000

Central de Atendimento

(48) 3632-0000

Tubarao: Segunda à sexta-feira, das 08h ás 18h *Sem fechar meio-dia*
Laguna: Segunda à sexta-feira, das 08h30min ás 12h e das 13h30min às 18h
Jaguaruna: Segunda à sexta-feira, das 08h30min ás 12h e das 13h30min às 18h
Todas Unidades: Sábado, das 08h às 12h

(48) 9.8818-0011

atendimento@vidacotidiana.com.br

/vidacotidiana

/vidacotidianatb

Vida Cotidiana - CNPJ 13.265.106-0001/69 - Todos os direitos reservados - 2018